Mapas

Encontre aqui diversos mapas em alta resolução da cidade de Coimbra - MG!

Mapas sempre me despertaram muita atenção. Lê-los era um passatempo quando criança. Infelizmente, encontrar mapas de Coimbra nunca foi tarefa fácil... Mas, depois de um grande esforço, finalmente consegui alguns bons mapas da cidade. E é com prazer que eu os compartilho aqui!

MAPA DE SATÉLITE

Miniatura do mapa de satélite de Coimbra - MG. Baixe o mapa em alta resolução no link abaixo.
Buscando por algo detalhado e atualizado, e que melhor descreva fisicamente a região? Então é certo que mapas com imagens de satélite lhe serão muito úteis. Hoje é possível encontrá-los facilmente através de serviços como o Google Maps, Bing Maps e Google Earth. O grande problema destes serviços é que eles dependem de uma conexão internet, ou seja, se você estiver offline, esqueça-os. E, justamente quando você mais precisa de um mapa para localização, você não está online. Pensando nisso, resolvi montar e diagramar um mapa de satélite offline da cidade de Coimbra. Você pode baixá-lo e acessá-lo quando quiser, sem depender de estar conectado à internet. Se você faz trilhas ou passeios pela região, por exemplo, coloque este mapa em seu celular e o acesse quando quiser! Não há mais motivos para você se perder por aí...

O mapa abrange todo o município de Coimbra (tanto a cidade quanto a zona rural) e uma boa parte dos municípios vizinhos.

Montar esse mapa não foi nada fácil. Como está em alta resolução, tive que realizar 92 capturas de tela (isso mesmo, 92!) do Google Maps e montar todas, uma por uma, como um quebra-cabeça gigantesco, no PS. O trabalho manual foi extremamente cansativo, e demorei cerca de 3 meses para concluí-lo. Mas o resultado foi gratificante. Estou disponibilando-o a seguir para que você faça bom proveito dele; no entanto, peço apenas que, onde quer que o utilize, dê os devidos créditos do autor!

>> FAÇA O DOWNLOAD DO MAPA DE SATÉLITE AQUI

|   Tamanho do mapa: 11555 x 6130 px   |   Tamanho do arquivo: 11.6 MB   |

Observação: O mapa a seguir possui um elevado tamanho, e sua visualização poderá ser lenta, dependendo da velocidade de processamento do seu computador. Você verá que o nível de detalhamento é mais do que suficiente para visualizar estradas, caminhos, propriedades, etc. Entretanto, o mapa de satélite bruto e que foi originalmente montado possui uma resolução ainda maior, de 22350 x 11580 px, e tamanho de 45.8 MB. Por ser extremamente grande e com tamanho de arquivo pesado, resolvi reduzí-lo a um nível ainda satisfatório para publicá-lo aqui, de modo que não seja grande demais para baixar e ser visualizado. Caso esteja interessado no arquivo bruto, poste um comentário com o seu email, que o enviarei para você.

MAPA DE COIMBRA E MUNICÍPIOS VIZINHOS

Este mapa mostra, com um uma boa resolução, o município de Coimbra e seus vizinhos. É excelente para que você localize a cidade com referência a outras que estejam perto, e que possa visualizar, comparativamente, o tamanho de cada município. Será que Coimbra é mesmo tão pequena (não vou responder, veja você mesmo...)? Será que Araponga fica longe daqui? Qual é mais perto, Ubá ou Muriaé? veja tudo isso nesse mapa!

Miniatura do mapa político de Coimbra - MG e cidades vizinhas. Baixe o mapa em alta resolução no link abaixo.


Mais uma vez, para conseguir um mapa em alta resolução e abrangente como este, tive um árduo trabalho de fazer 38 capturas de tela do mapa interativo do IGA, montá-las, corrigir defeitos de imagem, e processá-las. Mais uma vez, estou disponibilizando-o para download com a pequena condição de que faça referência ao autor toda vez que utilizar o mapa!

>> FAÇA O DOWNLOAD DO MAPA DOS MUNICÍPIOS AQUI

|   Tamanho do mapa: 4804 x 2798 px   |   Tamanho do arquivo: 1.01 MB   |

Você pode visualizar o mapa que usei de base para o meu no site do IGA: http://licht.io.inf.br/mg_mapas/mapa/cgi/iga_comeco1024.htm.

MAPA HISTÓRICO IGA 1982

Esse mapa é o meu xodó. Publicado pelo IGA (Instituto de Geociências Aplicadas) em 1982, foi distribuído para poucas pessoas na cidade. Hoje, pouquíssimas pessoas o têm, e eu fui extremamente sortudo em conseguir um para mim, que peguei emprestado de minha tia Helena. Ele foi fundamental para mim quando estava descobrindo os cantos dessa cidade, me ajudando a identificar onde estava indo e me fornecendo rotas e caminhos para chegar aonde eu quisesse.

Além de informações extremamente preciosas (e algumas delas muito bem detalhadas) que não se encontram em nenhum outro mapa de Coimbra, este é também um registro histórico: foi elaborado há mais de 30 anos. Apesar de sua data, algumas de suas informações permanecem intactas: nomes de rios e riachos, fazendas, regiões, distritos, localização de escolas, pontos culminantes, estradas principais e vicinais, entre outras. Ou seja... estamos diante de uma relíquia!

Miniatura do mapa IGA 1982 de Coimbra - MG. Baixe o mapa em alta resolução no link abaixo.

Realizei um trabalho de digitalização, montagem, recuperação e ajustes de imagem no mapa. É com prazer que o publico aqui, mas novamente peço apenas que faça menção a mim (Almerindo Lana) e ao blog quando utilizá-lo.

>> FAÇA O DOWNLOAD DO MAPA HISTÓRICO IGA 1982 AQUI

|   Tamanho do mapa: 5030 x 2630 px   |   Tamanho do arquivo: 4.5 MB   |

Observações: o mapa ainda é composto de uma seção com informações diversas sobre Coimbra, do ano 1982, como descrição do clima e terreno, população, atividades econômicas, entre outras. Em breve devo disponibilizá-las aqui.

EM ANDAMENTO... MAPA DE DISTRITOS E LOCALIDADES DE COIMBRA

Estou elaborando um mapa de distritos e localidades de Coimbra, dividido nos distritos do município como Grama, São Venâncio, Quartéis, Marengo, Pereiras, Sucanga e demais. Assim que terminado, disponibilizarei aqui.

Comentários, pedidos e sugestões? Deixe um comentário e o responderei em breve.

Espero que façam bom uso dos mapas!

Almerindo Lana 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não, moro atualmente em Belo Horizonte, mas passo todos os meus feriados e férias em Coimbra. Sempre estou andando pelos mesmos lugares que vc disse que anda, então talvez nos esbarramos algum dia por aí! Você mora em que cidade atualmente?

      Excluir

 

Sons de Coimbra

Fotos de Coimbra

Sobre o autor

Meu nome é Almerindo Lana, e embora não tenha de fato nascido em Coimbra, fui criado nesta cidade e passei nela a maior parte de minha vida... E amo este pequeno pedaço de chão. Criei este blog para suprir a falta de informações sobre Coimbra na internet.
ATENÇÃO! Este blog NÃO tem nenhuma ligação com a prefeitura municipal ou qualquer outro órgão da cidade.

Have fun!